segunda-feira, 19 de maio de 2008

Rim com Batatas

O rim, até pelas funções fisiológicas que desempenha no animal vivo é, para muita gente, uma víscera maldita.
Que injustiça! Se é verdade que foi um filtro, não é menos verdade que tudo o que filtrou e excretou foi formado nos músculos com que nos deliciamos, de boa mente.
Dotado de um sabor forte e inconfundível, presta-se a inúmeras e requintadas utilizações culinárias, qual delas a mais saborosa.
Mas porque este blog não se dedica a tais vôos gastronómicos, vou deixar aqui a forma mais simples de transformar uns rins num prato delicioso e fácil de executar que era aguardado com ansiedade e que nunca, mas mesmo nunca, vi sobrar!

Ingredientes:

600g de Rim de porco, (ou vitela)
Alhos
Louro
Sal e Pimenta
Vinho branco
Banha de porco
500g de Batatas

Preparação:

Peça no talho para arranjarem os rins. Se comprou embalado (o que deve evitar), deite-o sobre a tábua e abra o rim ao meio. Retire toda a parte central com uma faca muito afiada, removendo todas as estruturas e linhas brancas, deixando assim apenas a parte maciça, exterior, do órgão.
Corte cada metade do rim em cubinhos pequenos, tempere com alhos, louro, sal, pimenta e cubra de vinho branco. Deixe a marinar umas horas.
Aqueça a banha numa frigideira e deite nela os cubinhos de rim, escorridos da marinada, deixando-os fritar rapidamente com lume muito forte, mexendo. Quando estiverem uniformemente fritos adicione a marinada e deixe reduzir até o molho recomeçar a fazer ruído de fritar e estar grosso. Se deixar fritar demais e a parte mais espessa do molho começar a "separar", junte mais um pouquinho de vinho branco e mexa para ligar.
Frite à parte batatas em cubinhos pequenos, de tamanho comparável ao da carne. Quando estiverem bem fritos e um pouco estaladiços por fora, junte-os à carne, envolva tudo rapidamente no molho e sirva logo.

5 comentários:

anna disse...

Nunca preparei rins... acho que aqui em casa não iriam comer, a não ser eu... lol!Lembro dos que a minha mãe fazia, quando eu era criança e dos refilanços do meu pai...

Marizé disse...

Eu gosto imenso deste petisco, no entanto é raro fazer.
O importante neste prato é mesmo saber amanhar o rim.

Bj

anna disse...

Cá estão eles... os senhores da discórdia (LOL!!!).
Logo mais já mostro o meu jantar que secalhar vai ser solitário, porque os meus esquisitinhos já ameaçaram ir jantar fora... não sabem o que perdem!!!
Beijinhos.

tronxa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tronxa disse...

nos meus rins (salvo seja!!) so lhes acrescento um pouco de colorau ou massa de pimentao e no final polvilho tudo com coentros!

posso assegurar que é uma das comidas que mais gosto!