terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Ovo Estrelado

Não há receitas simples. Tudo, se for levado à execução suprema, pode tornar-se uma obra de arte. Se treinarem muito, muito, talvez um dia possam perceber o que digo deste ...
Ovo Estrelado que dedico à Cristina, do blog Ovo Estrelado, que tem andado muito ausente, embora com uma bela razão.

Ingredientes:

1 ovo
3 colheres de sopa de azeite virgem
1 pitada de sal grosso (preferência Flor de Sal)
1 pitada de pimenta branca

Preparação:

Pôr o azeite ao lume (muito brando) numa frigideira pequena.
Antes do azeite estar quente, partir um ovo como se fosse para separar a clara da gema e deixar cair a clara no azeite. Guardar a gema dentro de metade da casca num pano amarrotado, para não tombar. Esperar que a clara esteja quase copletamente cozida, fazer uns golpes no centro com o bordo de uma colher e depositar sobre esses golpes a gema.
Levantar o lume e ir deitando colheres de azeite quente sobre a gema até ela "baixar" e colar à clara. Retirar do lume, temperar com o sal e pimenta sobre a gema.

Comer:

Este ovo estrelado come-se directamente da frigideira onde foi feito. Logo que sai do lume, molha-se um pedaçode pão no azeite quente, depois na gema, depois ainda um momento no azeite outra vez e ... boca!

Este ovo era feito de vez em quando, pela minha mãe, para pequeno-almoço, e se estivermos em jejum, tem um sabor único e irrepetível ao longo do dia!


2 comentários:

Cristina disse...

Desconhecia por completo o "truque" da gema à parte. Mt interessante!

Ana Loura disse...

Ops...nunca tinha visto...há que experimentar