quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Croquetes de Carne

As infames "massas esbranquiçadas" que polulam nas vitrines de cafés e charcutarias, fizeram do Croquete uma especialidade em vias de extinção.A receita que se segue é a dos velhos"croquetes de família", é deliciosa e fácil de fazer, mas é mesmo necessário ter um moínho de carne, tipo dos que os talhos usam. Os dispositivos rotativos, tipo varinha mágica ou 123, não servem. Mesmo!

Ingredientes:
0,5 Kg de carne de vaca para estufar, limpa.
0,5Kg de carne de porco ( ex: da Pá).
350 gr de chouriço sem pele.
100 gr de banha de porco ou margarina.
½ noz moscada ralada na altura (ou 1 colher sobremesa cheia da já moída).
1 colher de sopa de alho seco em pó.
1 colher de sopa de salsa picada fina.
150 gr de parmesão ralado (ou queijo seco que tenha em casa).
Sumo de 2 limões médios.
250 gr (+/ -) de pão ralado seco.
Sal e pimenta q.b.
Ovo batido e pão ralado q.b. para panar.
Óleo para fritar

Modo de Preparação:
Coza as carnes e o chouriço, durante 30 minutos, cortados em pedaços e cobertos de água com um pouco de sal. Escorra, reserve o caldo da cozedura e deixe amornar.
Passe as carnes por um moinho e reserve.
Num tacho derreta a banha e adicione, não deixando queimar, a noz moscada, o alho e, logo a seguir, o caldo da cozedura. Deixe levantar fervura e tempere de sal e pimenta.
Junte ao caldo a ferver as carnes picadas, mexendo bem. Se necessário junte leite até que a consistência seja bastante "molhada", mas não líquida, qualquer coisa como a consistência de puré de batata mole.
Volte a levar ao lume a ferver, junte o parmesão e a salsa, prove de novo e rectifique os temperos.
Junte então o pão ralado e mexa até conseguir uma consistência firme e moldável com toda a facilidade.
A quantidade de pão ralado a juntar à carne é proporcional à quantidade de líquido que a massa apresenta. Só está pronto quando a massa for bem difícil de mexer com a colher de pau e estiver bem seca, sem agarrar aos dedos.Retire do lume e junte o sumo de limão. Mexa. Deixe arrefecer.
Forme com a massa, bolinhas ou a tradicional de forma de croquete, passe por ovo batido e pão ralado e frite em óleo quente.

Sem comentários: